Maltodextrina engorda? Aprenda quando e como usar maltodextrina

Maltodextrina engorda? Aprenda quando e como usar maltodextrina

Se você frequenta uma academia e pretende ganhar massa muscular provavelmente já ouviu falar da maltodextrina e/ou da dextrose. Para quem ainda não sabe segue uma explicação rápida sobre a maltodextrina.

O que é maltodextrina?

Para ser simples e direto, a maltodextrina é um suplemento energético (carboidrato complexo) do amido de milho. Sua lenta absorção é ideal para atividades físicas de longa duração, como musculação, futebol, ciclismo, natação e outras modalidades.

A maltodextrina é parecida com um suco (e tem gosto de suco), você dissolve algumas colheres de sopa do pó em água e é só tomar.  Normalmente é bem saboroso.

Quais os benefícios da maltodextrina e quando devo comprar?

Com a maltodextrina você ganha um gás extra no treino

Os benefícios são muitos, aqui neste post vou me focar somente nos benefícios em relação a musculação (hipertrofia). Ela é ideal para quando você não teve tempo de se alimentar, e vai treinar (ou acabou de voltar do treino), junto com o Whey Protein a combinação fica quase que perfeita.

A maltodextrina é muito importante para que você tenha “pique” durante o treino e ainda evite a catabolização (perda de massa magra) , já no pós treino ajuda na recuperação e reposição energética. A maltodextrina não deve ser usada por pessoas com problemas de diabetes.

Como tomar a maltodextrina, pós ou pré treino, qual a quantidade ideal?

Sempre que recomendo algum tipo de suplemento logo aparecem as perguntas, é melhor tomar no pós ou pré treino? A maltodextrina pode tranquilamente ser consumida antes do treino assim como após o treino, algumas pessoas fortemente recomendam o seu uso somente no pós treino, se realmente você tiver uma boa alimentação antes de ir a academia pode dispensar a maltodextrina no pré treino.

O consumo é muito simples, dissolva 1 colher de sopa da maltodextrina em 100ml de água, eu recomendo que use apenas 3 colheres de sopa (300ml de água) para um treino de 1h de duração, mas do que isso não é necessário.

Maltodextrina engorda?

Se ela não for usada corretamente, sim ela engorda (e muito). O que acontece é que algumas pessoas fazem uma superdosagem da mesma, e por ser gostosa acabam tomando em exagero. Até mesmo nas embalagens de malto algumas marcas sugerem uma alta dosagem, em média 4 – 5 colheres (que fica em torno de 450 calorias), a maioria das pessoas não conseguem ter todo este gasto durante o treino normal de 1 hora. Para pessoas que desejam perder peso é melhor passar longe da Maltodextrina.

Preços e onde comprar

Maltodextrina é um suplemento simples, fácil de achar e um dos mais baratos, um pacote de 1kg custa por volta de 15 reais. Separamos para você algumas boas opções de maltodextrina, confira abaixo.

Maltodextrina Refil – Atlhetica

Informações do fabricante:

100% Maltodextrin é um carboidrato complexo em pó composto por uma mistura de dextrina e maltose, obtida por hidrólise parcial enzimática. Os carboidratos fornecem as calorias que garantem e determinam o bom ritmo metabólico do nosso organismo. O suprimento de carboidratos é que proporciona o bom desempenho atlético e a boa disposição física. O atleta deve repor suas energias com uso de 100% Maltodextrin, uma colher se sopa de 100% Maltodextrin corresponde 40Kcal.

Os carboidratos são as principais fontes de energia do nosso organismo, correspondendo à maior parte das calorias ingeridas pelo ser humano. Numa dieta saudável, o carboidrato deve estar presente em torno de 60%, para qua as proteínas não tenham que desviar-se de suas funções específicas, como construção dos tecidos musculares, para obtenção de energia.

Preço médio: 11 reais

Mega Malto Dextrin – Millennium (Probiótica)

Informações do fabricante:

Millennium Mega Maltodextrin é um energético à base de maltodextrina, carboidrato de absorção gradativa, ideal para treinos intensos e prolongados. Seu uso antes dos treinos propicia um aumento dos estoques de energia adiando o início da fadiga.

Preço médio: 16 reais


Malto Dextrin – Body Action

Informações do fabricante:

Maltodextrin é um repositor energético à base de maltodextrina, carboidrato de absorção gradativa, perfeito para treinamentos mais intensos e períodos mais longos. São 1000 gramas de um carboidrato completo, desenvolvido especialmente para os atletas que necessitam de uma grande quantidade de energia durante o treinamento.

A ingestão de Maltodextrin BodyAction antes dos treinos ou competições fornece energia porque aumenta o estoque de glicogênio no organismo melhorando a perfomance e retardando a fadiga. A ingestão após os treinos ou competições repõe o glicogênio gasto nestas atividades.

Preço médio: 12 reais