Dieta de proteínas, a dieta Atkins

Dieta de proteínas, a dieta Atkins

Desde o inicio deste blog venho sempre recomendando a dieta dos pontos por vários motivos, pela sua versatilidade, pelos resultados normalmente satisfatórios, por ser bem aceita no mercado, enfim, temos várias vantagens seguindo este plano de dieta.

Hoje resolvi falar sobre a famosa dieta de proteínas, aquela criada pelo Dr. Atkins na década de 70. Infelizmente não são todas as pessoas que se adaptam a dieta dos pontos apesar de recomendar-la tanto aqui no site.

Sendo bem simplista a Dieta Atkins consiste em consumir mais proteínas do que carboidratos o chamado low carb. Para você ficar sabendo melhor sobre esta dieta e se realmente ela é o ideal para você iremos mais afundo neste assunto.

dieta-proteinas-atkins

Porque essa é uma boa dieta?

Para ser sincero com vocês a dieta do Dr. Atkins é a campeã na perda de peso em curto prazo, facilmente você poderá perder 5 quilos por semana comendo tudo que sempre sonhou na vida, maionese, churrasco, creme de leite, queijo amarelo, enfim todas essas guloseimas.

Inicialmente a dieta de proteínas foi usada para o tratamento de diabetes, isso mesmo essa é uma dieta para diabéticos, já que é “proibido” o consumo de carboidratos (no organismo o carboidrato se transforma em glicose) fazendo assim o nível de insulina produzida pelos pâncreas cai dramaticamente.

Com o pâncreas produzindo menos insulina é onde começa a mágica, seu organismo começa a queimar as gorduras do corpo e faz isso de forma extremamente veloz, resultado, perda peso em tempo recorde.

Para fazer a dieta de proteínas do Dr. Atkins é muito fácil e a receita é simples, nada de açúcar, nada mesmo, beber muito liquido, nunca consumir produtos light, somente os diet são permitidos e o limite de consumo de carboidratos por dia é de apenas 20 gramas.
Para saber a quantidade de carboidrato de cada alimento consulte a tabela da Sociedade Brasileira de Diabetes.

A dieta do Dr. Atkins é muito parecida com a dieta do South Beach onde vou falar sobre na próxima matéria. Como nem tudo na vida são rosas é minha obrigação fazer alguns alertas sobre o uso da dieta das proteínas, então vamos lá.

Esta dieta nunca deverá ser feita sem um acompanhamento médico, é muito importante verificar os níveis de colesterol no sangue já que levando em conta que esta dieta é rica em gorduras.

Este não é um tipo de dieta que você conseguirá fazer por muito tempo, eu mesmo já testei ela em mim e o máximo que conseguir foi 6 meses, apesar que de nestes 6 meses com a dieta de proteínas eu ter perdido 26 quilos.

Esta dieta lhe deixa de mau humor e dores de cabeça pela falta de carboidratos no organismo você acaba ficando com fraqueza, câimbras e intestino bem descontrolado, chega até pensar que está com diarréia.

Cuidado com a desidratação, a perda de líquido nesta dieta é incrivelmente alta, ela tem um grande poder diurético e caso você decida fazer a dieta do Dr. Atkins, cuidado, beba muita água.

Cuidado com a massa muscular, nesta dieta low carb um dos tantos prejuízos é que ela sacrifica um pouco a massa muscular por isso é recomendável fazer esta dieta acompanhada de uma boa musculação.

Com o tempo você poderá ter problemas ósseos pela falta de vitamina e outras doenças ligadas ao baixo teor da pirâmide alimentar, a minha dica é a seguinte, não descrimino o uso desta prática para emagrece como também não a recomendo plenamente porem digamos que você poderá usar-la como “ponta pé” inicial e perder alguns quilos rapidamente e logo passar para uma dieta mais saudável como a dieta dos pontos. Realmente a dieta de proteínas é bem animadora inicialmente pela sua eficiência em perder peso mas nunca recomendaria ela a longo prazo, faça um check-up médico e se possível consulte seu nutricionista para saber se tem condições em iniciar a dieta Atkins por um curto período.

Agora creio que você ficou animado com a idéia de fazer a dieta de proteínas e não sabe o que comer, não se preocupe no fórum do Dieta na Rede temos uma vasta lista de alimentos proibidos e permitidos para a dieta de Proteínas.

E você já tentou fazer a dieta de proteínas do Dr. Atkins? Conte para nós a sua experiência nos comentários desta matéria.

Até a próxima e…

Beijos do Ex-Gordo.