Dieta da Proteína – Alimentos permitidos

Dieta da Proteína – Alimentos permitidos

Olá pessoal, para quem ainda está com dúvidas na dieta de proteínas (Dieta Atkins) confira hoje um especial que fiz somente com os alimentos permitidos e proibidos. Se você não conhece a dieta de proteínas leia nossa matéria sobre.  Vale lembrar que esta não é a dieta que mais recomendo, se quiser uma mais saudável e apropriada para todas as pessoas comece pela dieta dos pontos.

Alimentos Permitidos:

CARNES

Boi, Carneiro, Porco (bacon, presunto, linguiça, torresmo, pernil, bisteca, costelinha, etc.)

PEIXES

Atum, Salmão, Linguado, Truta, Pescada, Tainha, Bagre, Sardinha, Congrio, etc.

AVES

Frango, Peru, Pato, Ganso, Codorna.

CRUSTÁCEOS

Ostras, Mexilhão, Mariscos, Camarão, Lagosta.

OVOS

Galinha, Pata, Codorna, etc.

CARNE DE ÓRGÃOS (ATENÇÃO)

Miúdos apresentam uma contagem pequena de carboidratos e podem ser consumidos com moderação.

 

QUEIJOS PERMITIDOS

No processo de fabricação do queijo, quase toda a lactose do leite se fermenta. O que sobra é proteína e gordura. Certifique-se de que não foram acrescentados carboidratos na fabricação através das tabelas nutricionais na embalagem. Permitidos todos os queijos curados e frescos, de leite de vaca e cabra. Todos, porém, contém algum carboidrato e as quantidades são determinadas por esse fato. Nada de queijo de dieta, queijos pastosos e queijos feitos de soro de leite (Minas Frescal, Ricota e Cottage). Os que já tiveram infecção comprovada provocada por leveduras, alergia a produtos lácteos ou intolerância a queijos devem evita-los. Tampouco são permitidos produtos que imitam queijo, como o requeijão de copo.

Alguns queijos que podem ser usados:

Cheddar (25g) 1 carbo, Suíço (25g) 1 carbo, Americano (25g) 1 carbo,  Cammenbert(25g) 1 carbo, Feta (25g)  1 carbo, Muenster (25g) 1 carbo, Provolone  (25g) 1 carbo, Mussarela (50g) 1 carbo, Prato (50g) 1 carbo, Parmesão (25g) 1 carbo.

VERDURAS

Alface, Alface romana, Escarola, Rúcula, Endívia, Radichio, Chicória, Azedinha, Mache, Cebolinha, Salsa, Pepino, Rabanete, Funcho, Pimentas, Brotos de alfafa, Cogumelos, Erva-moura, Azeitonas

ERVAS

Endro, tomilho, manjericão, rosmarinho e orégano.

VERDURAS COM 10% OU MENOS DE CARBOIDRATOS

Aspargos, Feijão-verde, Ruibarbo, Cebolinha Verde, Brotos de Feijão, Castanha-d’água, Repolho, Folhas de beterraba, Couve-flor, Acelga, Berinjela, Couve, Couve-rabano, Tomate, Cebola, Alho Poró, Espinafre, Abóbora, Abobrinha, Quiabo, Abóbora-moranga, Nabo, Abacate, Broto de bambu, Vagem de ervilha de neve, Chucrute, Couve, Folhas de dente de leão, Brócolis, Abóbora espaguete, Raiz de aipo.

GUARNIÇÕES PARA SALADA

Bacon Tostado esfarelado, Queijo picado, Gema cozida e picada, Creme azedo Cogumelos fritos.

ESPECIARIAS

Todas a gosto. Mas certifique-se de que nelas não há açúcar.

TIRA-GOSTOS E ANTEPASTOS

Galantina, Queijo tipo parmesão, Coxinhas de galinha assadas, Almôndegas, Patê, Sardinha. Salsichas tipo coquetel, Camarão.

Confira sempre as tabelas nutricionais nas embalagens dos alimentos e certifique-se de que não há açúcar escondido.

BEBIDAS

Água, Água mineral, Água de fonte, Água Seltzer com sabor (sem calorias)

Café ou chá, Refrigerante diet: Guaraná Antártica Diet, Sprite Diet, Tônica Diet, Coca-Cola Light, Café, Chá de ervas gelado com adoçante, Club soda, Chá de ervas (não pode cevada, tâmara, figo, açúcar, etc), Bebidas a base de grãos (cevada),  substitutas do café não são permitidas.

Pó sem carboidrato para bebidas com sabor de frutas. Leia a tabela nutricional na embalagem e certifique-se de que não há açúcar na composição.

Creme de leite de lata possui 1 g de carboidrato para cada colher de sopa. O creme de leite fresco tem quase 0 de carboidrato.

GORDURAS E ÓLEOS

Numerosos tipos de gorduras, especialmente certos óleos são essenciais a boa nutrição. Inclua uma fonte de AGL (ácido gama-linolênico), e os óleos que contém Omega-3 (EPA, óleo de salmão, óleo de linhaça) são valiosos.

São permitidos todos os óleos vegetais. Os melhores são canola, nozes, soja, gergelim, girassol, açafrão, especialmente se tem no rotulo “prensado a frio”.

MANTEIGA é permitida. Margarina NÃO.

MAIONESE também é permitida, a menos que você seja alérgico.

A gordura contida nas carnes ou nas aves é permitida.

Para tempero de salada use óleo e vinagre, suco de limão e especiarias. Queijo ralado, ovos picados, bacon e torresmo de porco podem ser acrescentados

Estas são as informações encontradas no livro da dieta das proteínas do Dr. Atkins e adaptadas pelo grupo Corpo Cetônico, agradecimentos ao Marcus pelas informações.