Flexões, músculos a jato

Flexões, músculos a jato

Olá pessoal, muita gente me procura com a seguinte dúvida: “Como eu faço para ganhar músculos em casa?”. Apesar de minha resposta ser quase sempre a mesma: “O ideal é procurar uma academia para os melhores resultados”. Hoje vou falar um pouco sobre a flexão de braços que você poderá praticar em casa.

É bem comum, até mesmo na academia, você ter flexões dentro da sua série, isso porque flexão de braço é um dos exercícios mais completos para trabalhar toda a parte superior do corpo.

Muitas pessoas acham que o foco das flexões é trabalhar somente os braços, isso é um mito, a flexão tem na verdade como foco trabalhar o peitoral e costas, porém você acaba trabalhando os braços, principalmente a região dos tríceps.

Pessoas muito acima do peso não são recomendadas para este tipo de atividade física, já que você vai usar como peso para as flexões o próprio peso do corpo, também não significa que não poderá fazer o exercício, mas cuidado redobrado para evitar lesões e forçar as articulações com o peso excessivo.

Para os iniciantes eu recomendo começar com as flexões fazendo uso de um suporte para as mãos (que pode ser um banco), a idéia é fazer as flexões de forma inclinada, desse jeito o esforço diminui. Para os mais avançados a dica é fazer ao contrário, elevar as pernas, neste caso coloque os pés sobre o banco, desse jeito você estará aumentando o esforço e a dificuldade nas flexões.

Como fazer flexões?

Um guia rápido e prático para você iniciar seus exercícios em casa ou na academia.

1 – Deite com a barriga virada para baixo apoiando as mãos no chão, a largura entre as mãos para a flexão básica é medida pela largura dos ombros. A mão deve ficar com os dedos unidos apontados para frente.

2 – Mantenham os pés ligeiramente afastados, somente as pontas dos pés devem encostar-se ao chão (recomendo o uso de tênis bem macios).

3 – Deixe seu quadril e músculos abdominais bem contraídos, a postura deve sempre se manter reta.

4 – Eleve o corpo (com a força dos braços) mantendo sempre o corpo ereto.  Não se deve esticar os braços totalmente.

4 – Agora desça o mais lento possível, controlando o movimento e a respiração.

5 – Repita o movimento até completar o número de repetições da série.

Se você achou um pouco confuso entender como se faz o exercício de flexão, no final desta matéria vou deixar alguns vídeos ensinando melhor como fazer-las.

Como iniciar minhas flexões?

Em qualquer exercício de atividade física comece sempre devagar, faça o máximo de flexões que você agüentar sem forçar muito o corpo e vá aumentando o número de repetições e séries de acordo com o tempo. Tente começar com apenas 3 séries que podem ser entre 10 à 15 repetições por dia.

Faça um intervalo curto entre as séries para aproveitar ao máximo seu metabolismo e execute o movimento o mais lento possível, na musculação quanto mais lento você fizer o movimento melhor aproveitamento terá no quesito ganhar massa muscular.

Vídeo Flexão de braço

No site “Ganhar Peso” você encontra mais algumas dicas sobre os exercícios de flexão de braço.

Bom pessoal, espero que todos tenham gostado da matéria de hoje, quem ainda não entrou na academia agora não tem motivos para ficar totalmente parado, organize sua rotina e comece hoje mesmo com suas flexões de braço. Até a próxima e…

Beijos do Ex-Gordo.