Caminhar ou fazer esteira?

Caminhar ou fazer esteira?

Muitas pessoas me perguntam se o melhor é fazer esteira ou caminhar na rua, a resposta para esta duvida é um pouco complicada pois em ambos os casos temos vantagens e desvantagens e o que vou fazer neste artigo é apontar as diferenças entre eles e você poderá escolher qual é mais benéfico para a sua realidade.

Esteira Ergométrica

A primeira coisa que deve se evitar em uma esteira é utilizar o modelo mecânico apesar de o gasto calórico ser maior devido ao fato dela ser movida através de sua força muscular. A desvantagem é que você acaba sacrificando demais os músculos de sua perna podendo levar a inflamações, torções e desgasto.

Para as pessoas que tem pouco tempo disponível para sair na rua à esteira pode ser uma boa solução sendo na academia ou dentro de casa, neste caso a esteira ganha pela facilidade e comodismo.

Falando em comodismo a esteira também ganha por ser um exercício que você poderá fazer assistindo um programa de TV, ouvindo musica ou até mesmo conversando (o ultimo caso eu não recomendo) e até caminhar nos dias de chuva, porém esta vantagem tem seu lado ruim que é perder a concentração na atividade.

Outro ponto negativo é por não está em contato com o meio ambiente a troca de calor é prejudicada o que aumenta a produção de suor e pode levar a desidratação então sempre tenha por perto uma garrafa d água.

Caminhada

A principal vantagem de se caminhar ao ar livre para quem precisa perder peso rapidamente é que na caminha o gasto calórico é maior do que em uma ergométrica isso porque você tem a influencia da pressão do ar, desníveis de solo, temperatura do ambiente e outros fatores climáticos e geológicos.

Caminhar ao ar livre costuma sempre ser mais prazeroso pela dinâmica que se encontra no ambiente fazendo ser mais fácil sua atividade física.

Um dos poucos pontos negativos de se caminhar é que ao contrario da esteira aqui você desgasta mais os músculos, mas nada que seja um impedimento para se caminhar a menos que já tenha algum problema muscular ou ósseo grave diagnosticado.

Se você não freqüenta academia e pretende comprar uma esteira ergométrica eu recomendo investir o dinheiro em uma academia particular de musculação (algo que fica em média uns R$ 400,00) além desde tipo de equipamento (esteira ergométrica elétrica) ser mais caro que uma academia particular você poderá trabalhar todo o seu corpo em conjunto com a caminhada ao ar livre.

Resumindo a minha dica é que você mesmo após ler esta matéria saiba qual escolher, pessoalmente eu sempre recomendo a caminhada que no geral é mais saudável.

Bom até a próxima e…

Beijos do Ex-Gordo.